-
Arquitetos: NAW Studio
- Área: 225 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nguyen Dinh
-
Fabricantes: INAX, Jotun, KIMGRES, QuicSeal, Xinfa Aluminium Holdings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é exatamente como o nome indica. Entrando, a primeira sensação que sentimos é um fluxo, um movimento do ar que é perfeitamente livre dentro do espaço. A sensação do fluxo de luz, da sombra da luz do sol lançada em cada curva suave, em cada canto da casa, confere a este lugar uma sensação de frescor no verão e aconchego no inverno. A edificação ocupa uma área de 4,5x25 m com a frente voltada diretamente para o oeste de Da Nang, Vietnã, uma das cidades com maior temperatura na região central.
Além disso, a localização do terreno apresenta a vantagem de ter mais 1m de via técnica ao longo da lateral da casa, o que certamente trará muito valor à edificação. Depois de observar e avaliar cuidadosamente a situação atual, o grupo de arquitetos, juntamente com o proprietário, concordou com a solução mais eficaz. Do lado de fora, a casa tem uma estrutura dividida em 3 partes que é cuidadosamente blindada para mitigar a influência do sol forte que a edificação voltada para o oeste precisa suportar. A fachada é projetada com um design minimalista, com uma superfície curva que vai do nível mais alto até o portão, criando uma sensação de "fluxo" na fachada da casa.
As curvas se repetirão várias vezes nas peças de transição entre os 3 espaços básicos - criando um todo sem costura, mas ainda forte e sólido. No que diz respeito ao interior, a ideia de fluxo é mais uma vez enfatizada, a casa é a união de 3 pequenos jardins - um detalhe verde, em todo o volume. Esta é também a localização de 3 claraboias e 3 dutos principais de ventilação, trazendo fluxos de ar para a casa, ajudando na sua auto-regulagem.
Passando por esses jardins, é possível sentir claramente o vento soprando em todos os cantos da casa. O jardim verdejante, a vitalidade que enche a edificação, as pessoas e o próprio volume apresentam fluxos próprios no seu desenvolvimento ao longo dos anos. O crescimento diário das pessoas e da casa juntos é o que tanto os arquitetos quanto os proprietários queriam e é o que a casa realmente oferece.